Pular para o conteúdo principal

Curso profissionalizante oferece a oportunidade para o primeiro emprego a jovens de Carapicuíba, SP

Conseguir uma “independência financeira” suficiente para andar com as próprias pernas é objetivo de milhares de adolescentes em todo país. “Eu quero um emprego para conseguir juntar um dinheiro para pagar a minha faculdade”, conta Eduardo Antônio de 16 anos.

O curso profissionalizante do Cidap tem parcerias com empresas privadas e os Ministérios da ciência e tecnologia, e do Turismo. A instituição funciona há 9 anos, na cidade de Carapicuíba. O curso tem duração de aproximadamente 3 meses e meio, as disciplinas ministradas são: Ética e Cidadania, Noções de Rotinas Administrativas, Português e Matemática, tendo em vista possibilitar uma base para que os alunos sem experiência profissional sejam capacitados para ingressar no Mercado de Trabalho. As atividades envolvem avaliações, aulas expositivas, dinâmicas em grupo, elaboração de currículo, simulação de entrevista, entre outras. É o que explica Raquel Oliveira, professora do curso.

Os jovens tentam encontrar essa oportunidade nos cursos profissionalizantes e técnicos, que encaminham para vagas de emprego. Essa busca se torna tão importante, porque quando estão na escola não levam a sério como será a “vida de adulto” e a como é sociedade pregada por seus professores.



Porque a gente sai com uma cabeça da escola um pouco distorcida da realidade. Quando o professor falava de trabalho, não passava aquela ideia séria, já que na escola a gente não tem que se comportar como se tivesse no trabalho, já aqui no curso temos que cumprir horário certinho, tem se comportar”, afirma Natany Almeida de 18 anos.

Para ela, o curso que fez a ajudará a encarar o mercado de trabalho. “Quando eu saí da escola no ano retrasado, eu fiz umas entrevistas, mas não sabia como me comportar e como lidar, e foi ai que procurei um curso de capacitação”.

Apesar do pouco tempo que estudam lá, os alunos garantem que conseguem aprender o suficiente para trabalhar pela primeira vez. Amanda de Lima, de 15 anos diz que as coisas que foram ensinadas no curso são muito úteis na sua rotina. Ela se tornou menor aprendiz, depois de dois meses de estudos.

Além de ajudar na vida profissional o curso profissionalizante do Cidap, faz a visão sobre a rotina mudar, “Eu sempre fui estudioso, mas eu comecei a ver as coisas de um jeito mais profissional, levando a vida mais a sério do que antes”, afirma Antônio.

Através do estudo e da educação, esses jovens vão se tornando mais responsáveis. “Essa rotina é cansativa, só que vale a pena, porque eu fico com mais disposição no fim do dia. E a minha mãe diz que eu tenho vida de adulto agora, uma vida mais corrida, mas é bom para eu me preparar quando eu tiver uma vida mais corrida ainda”, diz Gabriela Duarte que conseguiu o primeiro emprego aos 16 anos, na empresa dos seus sonhos, Warner Bros.

Para que eles sejam encaminhados para vaga do primeiro emprego é necessário que tenham boas notas, se comportem bem, não faltem nas aulas e se dediquem. Mesmo que não consigam a vaga logo após o término do curso de Formação Básica, ainda ficam com o cadastro aberto na Instituição CIDAP por um ano e meio.


Para facilitar a contratação desse aluno, ele é aconselhado a tomar algumas atitudes. “Eu falo para eles fazerem outros cursos, se possível que mudem de horário na escola (para a noite), pois as oportunidades do CIDAP são de 6 horas (em sua maior parte) utilizando parte da manhã e parte da tarde. Peço que eles continuem se esforçando e se dedicando, procurando outras oportunidades em outros locais”, conta Raquel, que hoje é professora de Biologia, mas assim como milhares de jovens, conseguiu seu primeiro emprego depois que terminou um curso profissionalizante. 


Comentários