Pular para o conteúdo principal

Jornais Impresso da Faculdade

1º Jornal: Comunik

No ano passado tive que desenvolver com meu grupo de faculdade um jornal impresso. Deu bastante trabalho, já que tivemos que pensar em todos os detalhes como a cor, a letra, as matérias, as editorias, o espaço de cada matéria, entre outras coisas. A minha primeira matéria foi sobre o Caso Watergate. A denúncia histórica de dois jornalistas, que levaram a renuncia de presidente mais importante do mundo, dos Estados Unidos.

"O jornalismo é investigar, ir atrás de todas as fontes sem medo ou cansaço, pesquisar, escutar os dois lados. Em muitos casos essas denúncias podem mudar o rumo de uma nação ou de um governo, como foi o casos Watergate"

A segunda matéria foi sobre indicações de livros para estudantes. Para essa reportagem entrevistei a bibliotecária da faculdade, que me ajudou com as indicações. Dificuldade da ação: ouvir o áudio da entrevista, pegar as partes mais importantes e deixar com o sentido que a entrevistada deu.  




E por fim, fiz uma matéria sobre a ação social dos alunos de educação física junto com meu colega de curso. Observar, entrevistar, fotografar e colocar as ideias principais do evento em um texto.


2º Jornal: Em Foca

Nesse semestre, isto é, o meu 4º da faculdade de jornalismo, eu e meus colegas fizemos mais um jornal. Nessa edição eu fiz o trabalho de pauteira e sofri bastante.


Eu aprendi muita coisa com essa função, por exemplo, a criatividade e as fontes são suas melhores amigas. Sem elas o trabalho de ninguém vai para frente.


Outra lição que aprendi foi que pauteiro bom é aquele que esta antenado nas notícias, que escreve bem e claro, tem as informações completas dos entrevistados e locais de entrevista. O pauteiro é persistente, ajuda o repórter no que for preciso, inclusive no texto, não tem preguiça e tem toda a paciência do mundo para esperar pelo entrevistado, mas também sabe a hora de mudar de fonte.   


Mas valeu a pena cada minuto de trabalho. 










Comentários