Pular para o conteúdo principal

A colecionadora de destinos

 


Mariam Zoghbi, ou simplesmente Mari, cultiva um amor por viajar sem igual. Há 5 anos ela começou sua jornada pelo descobrimento de novas rotas e virou uma verdadeira colecionadora de destinos. Quando estava terminando a graduação em Design, aos 25 anos, sentiu o desejo de conhecer o mundo primeira vez. Essa estreia com certeza foi muito marcante, afinal, a paulistana foi visitar a terra da rainha. A mudança de mente ocorreu após alguns acontecimentos: o cansaço do final da faculdade, a vontade de fazer algo novo e a indicação de uma agência de intercâmbio. Em apenas uma semana, fechou o pacote e voou para Londres. 
Durante esse primeiro mês de viagem, conheceu muitos lugares, estudou um novo idioma e ainda deu uma passadinha por Paris. Mas Londres tinha tantos destinos a conhecer, que a colecionadora voltou triste para casa, e depois de poucos meses resolveu se preparar novamente para visitar o continente europeu. E não é que esse retorno durou mais tempo? 
Lá se foram 9 meses (6 deles só em Londres) descobrindo novos destinos. Nesse tempo, não apenas carimbou o passaporte com dois novos países, Itália e Espanha, mas também carimbou o coração e a mente com novos sentimentos. “Antes eu tinha um estilo de vida, não tinha muitas ambições, só estudava e trabalhava… e quando fiz essa viagem libertadora, vi que me tornei uma pessoa mais corajosa, aprendi coisas que nem imaginava, conheci pessoas que tinham pensamentos diferentes dos meus, que eu acabei adotando para minha vida. A expansão da minha mente foi tão grande, porque vivi coisas diferentes. Então quando ia para novos lugares, só pensava em aprender novas coisas.”

O desejo por bens materiais foi algo que mudou na sua lista de prioridades. Mari deixou de importar em comprar coisas palpáveis, para ganhar novas experiências, conhecer novas culturas e construir novas memórias. Em sua segunda volta da Europa, percebeu que não conhecia o próprio país, e por isso decidiu fazer uma grande viagem de um mês pelo Nordeste. As próximas conquistas foram Cataratas do Iguaçu e Paraguai. No ano seguinte, ficou por 30 dias na Argentina, e aproveitou uma balsa para conhecer o Uruguai. Durante esse período cresceu muito mais pessoalmente e aproveitou para aprimorar seu espanhol. 

Em seus últimos roteiros, ela incluiu Chile e EUA. Durante 10 dias em território chileno, conheceu Atacama e Santiago. “Eu sempre me planejo para viajar, apesar de sempre ter perrengues, não teve nenhuma viagem que me arrependi de fazer. Todas foram ótimas, algumas são sem graça, e outras inesquecíveis, como Bournemouth (Inglaterra). Mas todas eu sempre aproveito.” 


Entre as surpresas de viagem, ela já vivenciou a chuva no Atacama, considerado o deserto mais árido do mundo, e passou seis meses - ou seja, boa parte da atual pandemia - viajando por Los Angeles, Malibu, Las Vegas e Nova York (EUA). O medo da doença e solidão foram os principais desafios no início. Após um período, com as coisas voltando ao (novo) normal, a aventureira e corajosa Mari começou a aproveitar um pouco do tanto que a América poderia oferecer.  
A “dona indecisão” com certeza está entre uma das características da Mari. E ela se manifesta quando a corajosa moça tenta listar seus destinos preferidos. Londres tem um lugar especial em seu coração. Já quando o assunto é culinária, fala de dúvidas, mas Nápoles é o lugar. O Lago Tahoe (Califórnia) e a Praia de Pipa (Rio Grande do Norte), destinos com água, também entraram no seu ranking. Ela descreve o lago como “perfeito” e a praia como um lugar difícil de ir embora, mesmo depois de passar três dias explorando o lugar. 
Quando se fala no item “o que não pode faltar nas suas viagens”, a dona do Blog Colecionando Destinos sempre experimenta as comidas típicas da região, conhece locais importantes, faz amizades e troca experiências com os moradores locais. A frustração não faz parte do vocabulário dela. Se não deu para visitar um ponto turístico super badalado, sem problema. Afinal, a cidade continuará ocupando o mesmo espaço daqui um tempo, e sempre existirá a oportunidade de ir outro dia.

    
Durante os períodos em que está longe de casa, ela sente falta principalmente do cachorrinho, o Nick, da família, e de alguns pratos típicos brasileiros, como o açaí. Parar de viajar nem passa pela cabeça da Mari. 
O passaporte já conta com 11 carimbos internacionais, a memória está repleta das lembranças das mais de 110 cidades que conheceu no Brasil, mas o desejo permanente é de continuar colecionando destinos.   

Se você quer seguir os passos da Mari, fique atento para as dicas:
  • Defina o orçamento, não o destino: Comecei definindo a média que deseja gastar, para depois pensar no lugar;
  • Escolha a melhor época para viajar no destino escolhido;
  • Compre a passagem com antecedência e evite feriados prolongados;
  • Pesquise muito e fique atento às promoções.  
         
Acesse o e-book de dicas completo clicando neste link e não deixe de seguir a Mari no Instagram para saber mais sobre seu próximo destino.



Comentários